Curiosidades e Inventos

Benjamin Franklin, além de tantas qualidades que o destacaram nos mais diversos setores da sociedade (fundou a primeira igreja ecumênica dos Estados Unidos, a primeira biblioteca pública, o primeiro corpo de limpeza urbana pública, etc…) se destacou como um grande inventor. Além do para-raios, um instrumento fundamental nos tempos atuais, Benjamin Franklin criou:
1 – Cartum
Benjamin Franklin criou o primeiro cartum, analisando a união das colônias contra a França, onde há uma cobra partida, e se lê: “join or die”. Esse cartum é facilmente encontrado em uma pesquisa no Google.
2 – Aquecedor
Há controvérsia se foi Benjamin Franklin quem inventou o aquecedor para aquecer as casas no inverno, mas é quase um consenso que ele fazia experimentos nesse sentido na época.
3 – Bifocais
Franklin decidiu criar as bifocais, até então inexistentes, depois de se cansar de ter que trocar a todo momento de óculos em suas leituras.
4 – Pés de pato
Na verdade Benjamin Franklin criou “mãos-de-pato”. Ele era um grande nadador e com menos de 15 anos criou uma ferramenta para acelerar e otimizar as braçadas. Posteriormente, esse design teria influenciado a criação dos pés-de-pato.
5 – Catéter flexível
O irmão de Benjamin Franklin, John, sofria com pedras nos rins e precisava usar um cateter de metal em sua uretra diariamente. O “Primeiro Americano” ajudou a diminuir sua dor inventando o primeiro cateter flexível.
6 – Corrente do Golfo (Gulfstream)
Em 1777, Benjamin Franklin fez o primeiro estudo sobre a corrente do Golfo. Benjamin observou, em suas viagens para a Europa, que o tempo de viagem de ida era menor do que o de retorno. A corrente do golfo é uma corrente marítima potente, rápida e quente do oceano Atlântico e que tem origem no Golfo do México.